expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

RÁDIO COMUNIDAS WEB NEWS COM PARCERIA RÁDIO SENADO-DF

Partidos têm até 28 de junho para constituir diretórios estaduais e municipais definitivos

Partidos têm até 28 de junho para constituir diretórios estaduais e municipais definitivos


Ouça este conteúdo

Resolução do TSE determina que comissões provisórias das legendas tenham validade de, no máximo, 180 dias, contados a partir de 1° de janeiro de 2019

Os partidos políticos em âmbitos estadual e/ou municipal que ainda mantêm comissões provisórias têm até o dia 28 de junho para constituir diretórios definitivos. A regra está prevista na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.571/2018, que disciplina a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de agremiações partidárias.
Segundo o artigo 39 da norma, as anotações relativas aos órgãos provisórios têm validade de 180 dias, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo inferior. O prazo é contado a partir de 1º de janeiro de 2019, tendo como data-limite o dia 29 de junho, que cai num sábado. Assim, o prazo deve ser antecipado para o primeiro dia útil anterior, ou seja: 28 de junho, sexta-feira.
As comissões provisórias são representações temporárias dos partidos, até que eventualmente haja a constituição regular de um diretório, mediante eleição interna no âmbito da agremiação. Cabe a elas, na ausência dos diretórios definitivos, promover as convenções para a escolha de candidatos. Entretanto, como usualmente ocorre em muitos municípios e até em estados, os diretórios permanentes não existem, razão pela qual as comissões provisórias acabam assumindo o papel de promover as convenções.
A fixação do período de 180 dias para a duração das comissões provisórias foi aprovada pelo Plenário do TSE em junho no ano passado. Antes disso, o prazo era de 120 dias. Os ministros entenderam que estabelecer um tempo de vigência para os órgãos provisórios é um meio de ampliar a democracia interna nas agremiações. E fixaram a data de 1º de janeiro de 2019 como marco inicial para contagem do novo prazo em observância ao princípio da segurança jurídica, de modo a permitir que os partidos tivessemtempo razoável, após a conclusão das Eleições Gerais de 2018, para a organizar o processo de constituição dos órgãos definitivos.
Na prática, depois de eleger os dirigentes dos diretórios estaduais e/ou municipais definitivos, os partidos terão de encaminhar até o dia 28 de junho, aos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por meio do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), os dados da composição e de início e término de vigência dos órgãos.
Acesse aqui a íntegra da Resolução- TSE nº 23.571/2018.
Fonte: TSE

Corrupção faz aumentar pobreza e desigualdade

Corrupção faz aumentar pobreza e desigualdade
Bird rejeita argumento que corrupção ajuda economia
Bird rejeita argumento que corrupção ajuda economia
Rafael Gomez e Rodrigo Amaral

A América Latina é uma região pela ampla ocorrência de corrupção – e estudos mostram que esse um dos motivos porque os países do subcontinente não se desenvolvem tão rapidamente quanto poderiam.

Anos atrás, alguns economistas e cientistas políticos chegaram a defender a tese de que a corrupção pode muito bem desempenhar um papel positivo nos países em desenvolvimento, uma vez que ela ajudaria as empresas a driblar uma infinidade de empecilhos colocados em seu caminho por máquinas estatais excessivamente burocráticas.

Com base nesse tipo de raciocínio, pode parecer o combate à corrupção não precisa ser necessariamente uma prioridade de governo em um país em desenvolvimento.

Mas entidades como o Banco Mundial chegaram à conclusão de que esse argumento está muito longe de ser verdadeiro, e que a corrupção na verdade emperra o desenvolviomento.

“Há uma relação muito clara entre a corrupção e a pobreza”, cita como exemplo o economista Daniel Kauffman, do Banco Mundial.

Desigualdade

Essa linha de raciocínio é corroborada pela cientista política Susan Rose-Ackerman, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Ela diz que um país com alto nível de corrupção pode até ter crescimento econômico - mas tende a ser ineficiente e afastar investidores estrangeiros.

Para Rose-Ackerman, a corrupção não apenas emperra o crescimento da economia, mas tende a aumentar as desigualdades sociais em um país. (Clique aqui para ler uma entrevista de Susan Rose-Ackerman).

O Banco Mundial afirma ter indicações estatísticas que apontam para uma relação direta entre a corrupção e as distorções encontradas em uma sociedade.

“Nossos dados mostram que os países que conseguiram controlar a corrupção têm uma renda per capita quatro vezes mais alta do que aqueles que ainda têm altos índices de corrupção”, afirma Kauffman.

“Menos corrupção também está relacionada a menores índices de analfabetismo e de mortalidade infantil, além de maiores fluxos de investimento.”

Reformas

Especialistas dizem ainda que a corrupção não causa apenas problemas econômicos.

Num ciclo vicioso, ela dificulta a realização de reformas institucionais que, por sua vez, são a chave para que ela diminua.

As reformas, por sua vez, precisam ser baseadas em um consenso entre a comunidade internacional e os líderes políticos do país.

Nos últimos anos, a luta contra a corrupção vem sendo feita em várias frentes no âmbito internacional.

Uma iniciativa simbólica foi o lançamento, em 1999, de uma convenção internacional da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que visa punir países pelas práticas corruptas de suas empresas no exterior.

Países que não fazem parte da OCDE, como o Brasil, também assinaram a convenção, mas ainda não aprovaram leis que a implementam - o que é uma fonte de grande preocupação da Transparência Internacional, a influente ONG que luta contra o problema em mais de 80 países.
 
FONTE-BBC World Service Logo

STJ regulamenta auxílio-moradia a juízes federais e ministros... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2019/01/15/stj-regulamenta-auxilio-moradia-a-juizes-federais-e-ministros.htm?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=noticias&cmpid=copiaecola

NOTÍCIAS STJ regulamenta auxílio-moradia a juízes federais e ministros Luiz Silveira/Agência CNJ Sessão ordinária do Conselho Nacional de Justiça. Imagem: Luiz Silveira/Agência 15/01/2019 09h56 O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, que também preside o Conselho Nacional da Justiça Federal, regulamentou o pagamento do auxílio-moradia aos juízes federais, reforçando as restrições estabelecidas em dezembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira. Na semana passada, Noronha já havia publicado resolução que regulamentava o pagamento do benefício a ministros do STJ, desta vez com a previsão de que o magistrado somente poderá receber o auxílio se não tiver imóvel próprio ou funcional no Distrito Federal, onde fica a sede do tribunal. Veja também Conselho Nacional do MP manda suspender penduricalhos criados para compensar auxílio-moradia Assembleias estaduais gastam R$ 12,4 milhões por ano com auxílio-moradia Associações querem ampliar auxílio-moradia CNJ diz que verba extra só pode ser paga a juízes com aval prévio Em sua última sessão do ano passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade, numa votação de poucos segundos, uma nova resolução para o pagamento de auxílio-moradia aos magistrados brasileiros, no valor máximo de R$ 4.377,73. A resolução do CNJ, publicada em 18 de dezembro, prevê ao menos cinco critérios que devem ser atendidos para que o magistrado, seja no âmbito federal ou estadual, possa ter direito ao auxílio-moradia. Segundo estimativa preliminar do CNJ, aproximadamente 180 juízes estariam incluídos em tais critérios, cerca de 1% da magistratura. Estão entre os critérios que não haja imóvel funcional disponível ao magistrado; que cônjuge ou qualquer pessoa que resida com o magistrado não ocupe imóvel funcional; que o magistrado ou cônjuge não tenha imóvel próprio na comarca em que vá atuar; que o magistrado esteja exercendo suas funções em comarca diversa do que a sua original; que o dinheiro seja gasto exclusivamente com moradia. Após a publicação da resolução pelo CNJ, ficou a cargo de todos os órgãos subordinados da Justiça regulamentarem o pagamento do benefício dentro dos moldes estabelecidos pelo conselho. Até novembro do ano passado, o auxílio-moradia era pago a todos os magistrados, indiscriminadamente, por força de uma liminar concedida em 2014 pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). O próprio ministro revogou a decisão após o então presidente Michel Temer (MDB) sancionar lei que resultou num reajuste de 16,38% no salário dos juízes brasileiros.

COMO ALIVIAR A DOR DE CABEÇA E ENXAQUECA DE FORMA RÁPIDA E NATURAL COM ESTES INGREDIENTES!

Dor de cabeça é um mal que aflige muitas – mas muitas mesmo – pessoas Elas podem ser leves ou até mesmo insuportáveis. Os motivos variam: – Bebida alcoólica – Insônia ou noite maldormida – Má postura – Certos alimentos industrializados – Pular refeições – Estresse ou preocupação – Desidratação Para acabar com as dores na cabeça, a solução mais fácil é tomar algum analgésico. O problema é que isso pode ter, mais adiante, graves consequências. Analgésicos são drogas que, se consumidas em grande quantidade e de forma indiscriminada, podem prejudicar nossa saúde. De acordo com relatório do Instituto Nacional de Excelência Clínica e de Saúde (Nice, na sigla em inglês), da Grã-Bretanha, “Pessoas que ingerem medicamentos regularmente, como aspirina, paracetamol e triptan, podem estar causando mais dor do que alívio a si mesmas”. O mesmo relatório informa: “Enquanto tratamentos de farmácia são eficientes para aliviar dores de cabeça ocasionais, acredita-se que 1 em cada 50 pessoas sofra dores causadas pelo excesso de medicação, e a incidência é cinco vezes maior entre as mulheres.” Ou seja, muitas pessoas se encontram em estado de dependência, após entrar em um “círculo vicioso” de alívio da dor, o que acaba causando ainda mais dores de cabeça. Tente vencer a dor de cabeça de forma natural. Mas antes é preciso ir a um bom médico para que ele investigue e descarte algum problema mais sério. Veja os oito remédios naturais que trouxemos: 1.Limão Este é um aliado antigo para combater as dores na cabeça. Você pode usar o suco fresco, chá e a casca do limão, pois todos são superúteis. Se optar pela casca, rale-a finamente, machuque-a, como se formasse uma pasta e aplique na testa. Depois, lave bem com água e sabão e não se exponha ao sol. 2.Chá de gengibre. Rale o gengibre e coloque na água fervente para fazer um chá. Tome 3 vezes por dia. Mas, se for hipertenso, tente outro remédio natural. 3. Camomila Uma erva muito usada para combater enxaqueca. Faça o chá e consuma 3 vezes por dia. Seu segredo está na poderosa substância que contém, chamada “partenolídeo”. 4. Cravo Sabe aquela dor na cabeça que é pulsante? O cravo alivia! Basta colocar alguns dentes de cravo para ferver numa panela com água e depois fazer inalação. dor_de_cabeca_ou_enxaqueca_edit 5. Óleo essencial de lavanda (vende-se em lojas de produtos naturais) Você só precisa cheirar o perfume do óleo essencial de lavanda. Há duas opções: ou derrama algumas gotas num tecido para inalar o cheiro ou adicione uma gota de óleo em uma xícara de água fervente – daí você inala o vapor. 6. Casca de laranja Esta é uma excelente dica. Além de tratar dor de cabeça, enxaqueca e controlar colesterol, o chá de casca de laranja é anti-inflamatório, melhora a digestão e desintoxica o fígado. Pegue uma laranja, de preferência orgânica, e lave muito bem a casca. Descasque-a e ponhe a casca para secar num ambiente livre de umidade por 24-48 horas. Quando a casca estiver secar, ferva essa casca em um litro de água por cinco minutos e tome durante o dia. Se quiser, adicione 10 cravos-da-índia durante a fervura. 7. Magnésio Esta é um nutriente que precisa ser consumido diariamente, pois reduz a enxaqueca com eficiência. O que acontece é que este mineral ajuda a tranquilizar os nervos, que ficam muito agitados durante a dor. Outra coisa interessante é que alguns estudos descobriram que quem tem enxaqueca tende a ter deficiência de magnésio. Boas fontes de magnésio são acelga, sementes de abóbora/jerimum, kefir, amêndoas, feijão-preto, abacate, figos, tâmaras, banana e batata doce. O cloreto de magnésio PA (vende-se em lojas de produtos naturais) é uma interessante opção de suplementação de magnésio. Mas converse com seu médico antes de iniciar o consumo de qualquer suplemento, mesmo ele sendo natural. 8. Sal do Himalaia e limão Esta receita é uma dica do livro “The Ultimate Healing System: The Illustrated Guide to Muscle Testing & Nutrition”, do dr. Donald Lepore. O sal do Himalaia é vendido em lojas de produtos naturais, delicatessens e em bons supermercados. Esprema o limão e adicione meio copo de água. Depois, coloque as duas colheres (chá) de sal do Himalaia, mexa bem e tome na hora. Esta bebida é para ser tomada durante a crise de enxaqueca e é mais eficiente quando ingerida no início da crise. A maioria sente grande e imediato alívio da dor e, se for tomada logo no início, como recomendamos, a crise é eliminada. Hipertensos, por precaução, não devem fazer esta receita ou, antes, perguntar ao médico se podem consumir sal do Himalaia. Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Mensagem a Rubem Braga - Vinicius de Moraes

A meu amigo Rubem Braga Digam que vou, que vamos bem: só não tenho é coragem de escrever Mas digam-lhe. Digam-lhe que é Natal, que os sinos Estão batendo, e estamos no Cavalão: o Menino vai nascer Entre as lágrimas do tempo. Digam-lhe que os tempos estão duros Falta água, falta carne, falta às vezes o ar: há uma angústia Mas fora isso vai-se vivendo. Digam-lhe que é verão no Rio E apesar de hoje estar chovendo, amanhã certamente o céu se abrirá de azul Sobre as meninas de maiô. Digam-lhe que Cachoeiro continua no mapa E há meninas de maiô, altas e baixas, louras e morochas E mesmo negras, muito engraçadinhas. Digam-lhe, entretanto Que a falta de dignidade é considerável, e as perspectivas pobres Mas sempre há algumas, poucas. Tirante isso, vai tudo bem No Vermelhinho. Digam-lhe que a menina da Caixa Continua impassível, mas Caloca acha que ela está melhorando Digam-lhe que o Ceschiatti continua tomando chope, e eu também Malgrado uma avitaminose B e o fígado ligeiramente inchado. Digam-lhe que o tédio às vezes é mortal; respira-se com a mais extrema Dificuldade; bate-se, e ninguém responde. Sem embargo Digam-lhe que as mulheres continuam passando no alto de seus saltos, e a moda das saias curtas E das mangas japonesas dão-lhes um novo interesse: ficam muito provocantes. O diabo é de manhã, quando se sai para o trabalho, dá uma tristeza, a rotina: para a tarde melhora. Oh, digam a ele, digam a ele, a meu amigo Rubem Braga Correspondente de guerra, 250 FEB, atualmente em algum lugar da Itália Que ainda há auroras apesar de tudo, e o esporro das cigarras Na claridade matinal. Digam-lhe que o mar no Leblon Porquanto se encontre eventualmente cocô boiando, devido aos despejos Continua a lavar todos os males. Digam-lhe, aliás Que há cocô boiando por aí tudo, mas que em não havendo marola A gente se agüenta. Digam-lhe que escrevi uma carta terna Contra os escritores mineiros: ele ia gostar. Digam-lhe Que outro dia vi Elza-Simpatia-é-quase-Amor. Foi para os Estados Unidos E riu muito de eu lhe dizer que ela ia fazer falta à paisagem carioca Seu riso me deu vontade de beber: a tarde Ficou tensa e luminosa. Digam-lhe que outro dia, na Rua Larga Vi um menino em coma de fome (coma de fome soa esquisito, parece Que havendo coma não devia haver fome: mas havia). Mas em compensação estive depois com o Aníbal Que embora não dê para alimentar ninguém, é um amigo. Digam-lhe que o Carlos Drummond tem escrito ótimos poemas, mas eu larguei o Suplemento Digam-lhe que está com cara de que vai haver muita miséria-de-fim-de-ano Há, de um modo geral, uma acentuada tendência para se beber e uma ânsia Nas pessoas de se estrafegarem. Digam-lhe que o Compadre está na insulina Mas que a Comadre está linda. Digam-lhe que de quando em vez o Miranda passa E ri com ar de astúcia. Digam-lhe, oh, não se esqueçam de dizer A meu amigo Rubem Braga, que comi camarões no Antero Ovas na Cabaça e vatapá na Furna, e que tomei plenty coquinho Digam-lhe também que o Werneck prossegue enamorado, está no tempo De caju e abacaxi, e nas ruas Já se perfumam os jamineiros. Digam-lhe que tem havido Poucos crimes passionais em proporção ao grande número de paixões À solta. Digam-lhe especialmente Do azul da tarde carioca, recortado Entre o Ministério da Educação e a ABI. Não creio que haja igual Mesmo em Capri. Digam-lhe porém que muito o invejamos Tati e eu, e as saudades são grandes, e eu seria muito feliz De poder estar um pouco a seu lado, fardado de segundo sargento. Oh Digam a meu amigo Rubem Braga Que às vezes me sinto calhorda mas reajo, tenho tido meus maus momentos Mas reajo. Digam-lhe que continuo aquele modesto lutador Porém batata. Que estou perfeitamente esclarecido E é bem capaz de nos revermos na Europa. Digam-lhe, discretamente, Que isso seria uma alegria boa demais: que se ele Não mandar buscar Zorinha e Roberto antes, que certamente Os levaremos conosco, que quero muito Vê-lo em Paris, em Roma, em Bucareste. Digam, oh digam A meu amigo Rubem Braga que é pena estar chovendo aqui Neste dia tão cheio de memórias. Mas Que beberemos à sua saúde, e ele há de estar entre nós O bravo Capitão Braga, seguramente o maior cronista do Brasil Grave em seu gorro de campanha, suas sombrancelhas e seu bigode circunflexos Terno em seus olhos de pescador de fundo Feroz em seu focinho de lobo solitário Delicado em suas mãos e no seu modo de falar ao telefone E brindaremos à sua figura, à sua poesia única, à sua revolta, e ao seu cavalheirismo Para que lá, entre as velhas paredes renascentes e os doces montes cônicos de feno Lá onde a cobra está fumando o seu moderado cigarro brasileiro Ele seja feliz também, e forte, e se lembre com saudades Do Rio, de nós todos e ai! de mim.

PRINCIPAIS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL!

Propina era “presentinho” em desvio na Educação em cidades no Maranhão

Propina era “presentinho” em desvio  na Educação em cidades no Maranhão   Integrantes de um suposto esquema de desvios de recursos públicos ...

DEUS SEJA LOUVADO SEMPRE!