expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

RÁDIO COMUNIDAS WEB NEWS COM PARCERIA RÁDIO SENADO-DF

Jerônimo de Albuquerque Maranhão

Biografia de Jerônimo de Albuquerque Maranhão

Jerônimo de Albuquerque Maranhão (1548-1618) foi militar brasileiro. Conquistou São Luís na luta contra os franceses. Foi nomeado capitão-mor do Maranhão e acrescentou Maranhão ao seu nome. Participou da construção da cidade de Natal no Rio Grande, e do forte dos Reis Magos, para a defesa da área.
Jerônimo de Albuquerque Maranhão (1548-1618) nasceu na vila de Olinda, em 1548. Filho de Jerônimo de Albuquerque e da índia Maria do Espírito Santo. Estudou no colégio dos jesuítas e logo se dedicou a carreira das armas. Com 20 anos participou de sua primeira expedição, que se dirigiu à Paraíba.
Em 1597 participou da expedição do Rio Grande, sob o comando de Manoel Mascarenhas. Conquistou a foz do rio Potenji, construiu a cidade de Natal e o forte dos Reis Magos, em posição estratégica, para a defesa da cidade. Fundou o engenho Cunhau, na várzea do rio do mesmo nome. Durante séculos o engenho foi propriedade da família Maranhão.
Em 1594, os franceses estavam instalados no Maranhão, onde haviam fundado a cidade de São Luís, nome dado em homenagem ao rei da França. Em 1613, Jerônimo de Albuquerque recebeu a difícil tarefa de ocupar o Maranhão, partindo do Recife, com uma expedição por mar. Lá chegando, fundou a fortificação de Nossa Senhora do Rosário, no local conhecido como Buraco das tartarugas. Percebendo que não tinha forças suficientes para lutar com o grande número de franceses, que ainda contavam com o apoio dos índios, resolveu buscar reforços.
Voltou a Pernambuco e em seguida, já com reforços, retornou para o Maranhão, se instalou na Bahia de São Marcos, onde fundou o arraial de Santa Maria. O ataque aos franceses aconteceu no dia 19 de novembro de 1614, onde não houve vencido nem vencedor. Os chefes militares resolveram transferir para as cortes de Madri e de Paris, a decisão sobre quem teria direito sobre o Maranhão. A Espanha determinou o envio de uma esquadra, que sob o comando de D. Alexandre de Moura, iniciou o ataque, travando uma batalha em que os franceses foram derrotados, no dia 2 de novembro de 1615.
Com a vitória dos hispano-portugueses, Jerônimo foi nomeado capitão-mor do Maranhão. Durante dois anos exerceu o cargo e acrescentou Maranhão ao seu nome. Reconstruiu a cidade de São Luís e intensificou o seu povoamento.
Jerônimo de Albuquerque Maranhão faleceu no Rio Grande do Norte, no ano de 1618.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO

Nenhum comentário que seja enviado que não tenha a identificação do autor não será publicada. Por que se esconder atrás de nomes falsos ou siglas? A Constituição veda o anonimato. Então, tenham coragem e assinem seus comentários. Obrigado!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

PRINCIPAIS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL!

Propina era “presentinho” em desvio na Educação em cidades no Maranhão

Propina era “presentinho” em desvio  na Educação em cidades no Maranhão   Integrantes de um suposto esquema de desvios de recursos públicos ...

DEUS SEJA LOUVADO SEMPRE!